Eu respeito a privacidade e a confidencialidade.

Todas as fotos do meu site são de clientes reais, mulheres reais, como você, que autorizaram a divulgação.

contato@mariliagranito.com

novo múmero 11 94442-3833 (whatsapp)

 

Jardins - São Paulo - SP

Atendimento no studio apenas com hora marcada.

Trabalhos realizados em todo o Brasil e no exterior.

Marilia Granito Fotografia © 2014-2019 Todos os direitos reservados

Como ser mais produtiva e ainda cuidar de si mesma



Trabalhar, cuidar da casa, passar um tempo com a família e amigos, ir para a academia, organizar a agenda da semana… tudo isso parece te ocupar muito e você quer mais tempo para cuidar de si mesma? Você não está sozinha.


A pressão pela alta produtividade é cada vez mais real nos dias de hoje, principalmente entre as mulheres. Estou aqui para te lembrar que é possível - e muito importante - ser produtiva e ainda garantir uma brecha na agenda para fazer aquilo que mais gosta.


Veja algumas dicas:


A agenda precisa ser sua melhor amiga


Definir bem os horários e as suas prioridades é essencial para organizar o tempo e encaixar todos aqueles compromissos que não podem ficar de fora do dia a dia. Para isso, use a agenda - seja a de papel ou no celular - como a sua melhor amiga. Saiba como iniciar a organização:


1º passo: defina bem as suas prioridades;
2º passo: calcule quanto tempo em média você gasta em cada tarefa do dia a dia;
3º passo: adicione todas as atividades na sua agenda;
4º passo: encaixe também seus momentos de lazer e para cuidar de si;
5º passo: acompanhe as tarefas diariamente e reorganize sempre que necessário.

Além da agenda tradicional ou do Google Calendar, alguns outros aplicativos podem te ajudar nessa missão, enviando até mesmo lembretes para você durante o dia. Algumas opções são: Asana, Fantastical 2, aCalendar e CloudCal.


Peça ajuda!


Organizou todos os seus compromissos na agenda e ao final percebeu que está faltando tempo até mesmo para dormir bem? Então essa é a hora de procurar ajuda. Delegar algumas tarefas do trabalho, para não precisar levar mais serviço para casa, contratar uma babá ou uma diarista, pedir para sua mãe, sogra ou uma amiga para buscar as crianças na escola, dividir melhor as tarefas com o companheiro ou companheira… são só algumas ideias de como você pode encontrar um tempinho extra quando a agenda está tão apertada.


Não tenha vergonha de pedir ajuda, só assim você irá conseguir realizar todas as tarefas com a qualidade que deseja e ainda conseguir desestressar um pouquinho no fim do dia.


Use a tecnologia a seu favor


A tecnologia está aí para nos ajudar, não é mesmo? Então por que não usá-la também para conseguir mais produtividade? A ideia aqui é automatizar o máximo de coisas que puder, como colocar as contas no débito automático ou fazer comprar com ajuda de um aplicativo de celular nos dias mais corridos, por exemplo.


Faça pequenas pausas durante o dia


Ok, a gente sabe que o dia está corrido e pode parecer loucura fazer pausas. Mas, levantar um pouco, beber água ou dar uma caminhada entre uma atividade e outra ajuda a oxigenar o cérebro. Assim, você terá mais chance de ter bons insights e voltar com foco total para a sua próxima tarefa, dando um gás extra para sua produtividade.


Encontre os seus picos de produtividade


Você se considera uma pessoa mais diurna ou noturna? Entender que horas o seu organismo e cérebro funcionam com força total é importante para saber como distribuir melhor as tarefas do dia a dia. Se é logo pela manhã que você costuma ser mais rápida, por que não iniciar a sua jornada de trabalho mais cedo para render o máximo que puder e deixar o fim do dia para relaxar? A dica é encontrar seu pico de produtividade e adaptar sua rotina a ele.


Entenda a importância de cuidar de si mesma para se tornar mais produtiva


É verdade que ter uma vida mais produtiva ajuda a conseguir mais tempo para cuidar de si mesma, mas o oposto também é real: se preocupar com o seu bem-estar pode ser uma ótima forma de aumentar a sua produtividade, sabia?


Algumas mudanças simples na sua rotina podem fazer toda a diferença para o seu bem-estar:


Preste mais atenção na sua alimentação: o primeiro passo é evitar alimentos hiper processados, eles costumam ter muito sódio, conservantes e outros componentes que, além de trazer diversos problemas para o organismo, ainda podem causar uma digestão mais lenta e prejudicar seu rendimento. Evite também o café poucas horas antes de ir para a cama, já que a cafeína pode ser estimulante e atrapalhar sua noite de sono. Não dá para ser produtivo sem dormir bem, não é? Por fim, lembre-se de beber água! Ela é essencial para manter os níveis de energia do organismo lá em cima. Para não perder muito tempo, que tal andar sempre com uma garrafinha por perto?


Pratique exercícios: já são mais do que conhecidos os benefícios da atividade física para o rendimento. Mas, se você faz parte do time que vive adiando o início, a dica é procurar pelos exercícios que mais te dêem prazer, seja uma aula de dança, natação ou uma luta. Vale experimentar um pouquinho de cada coisa até encontrar aquilo que mais gosta. Além disso, pequenos movimentos durante o dia, como um alongamento rápido na cadeira do trabalho ou decidir subir de escadas no lugar de pegar o elevador também contribuem para movimentar o corpo.


Relaxe: pode parecer difícil encontrar um tempo no dia a dia para realmente relaxar, mas isso pode fazer toda a diferença. Separe um tempo na agenda (marca lá mesmo!) para tomar um banho mais demorado, para colocar uma música mais calma ou para fazer uma meditação. Isso vai ajudar a recarregar a suas energias para voltar às atividades com foco total.


Desligue um pouco o celular: você é daquelas que não deixa de olhar o celular nem mesmo quando já está deitada na cama? As distrações e informações são muitas, mas desligar os aparelhos eletrônicos por um tempo antes de dormir podem ser o que faltava para você ter realmente uma boa noite de sono e acordar revigorada. O que acontece é que a exposição à luz inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono.


Leia mais e ouça podcast: com tantos estímulos, como redes sociais e televisão, parece que cada vez fica mais difícil separar um tempo para ler. Mas, além de ser um momento de relaxamento e distração, a leitura ainda é uma grande aliada para a criatividade. Outra boa ideia para se manter informada e com a mente ativa, mas sem precisar de um tempo extra, é começar a ouvir podcasts, seja no carro, no transporte público ou até mesmo enquanto arruma a casa.


Separe um tempo para fazer aquilo que você mais gosta: por fim, separe um tempinho simplesmente para fazer coisas que te dão prazer. Pode ser passar um dia na praia, fazer uma caminhada, reunir toda a família ou realmente não fazer nada! O que importa é voltar para rotina com o astral lá no alto e as energias renovadas.


Você tem alguma dica para compartilhar comigo? O que você faz para aumentar a sua produtividade e, ao mesmo tempo, cuidar de si mesma? Me conte mais!



Para saber mais informações sobre os meus ensaios, clique aqui e entre em contato comigo.



Assine a newsletter e fique por dentro das novidades!

10 visualizações